Reconectando o Vale de San Joaquin


No início de março de 1974, moradores do Vale de San Joaquin – uma das regiões agrícolas mais produtivas do mundo, percorrendo o interior da Califórnia entre Los Angeles e São Francisco – receberam pela primeira vez o retorno do serviço ferroviário de passageiros intermunicipais regularmente programado. em quase três anos.

Antes do início do serviço da Amtrak em maio de 1971 , as comunidades do vale há muito eram servidas por trens da Southern Pacific Transportation Company (SP) e da Atchison, Topeka e Santa Fe (Santa Fé). Estes incluíram respectivamente a San Joaquin Daylight (Los Angeles-Oakland) e o San Francisco Chief (Chicago-Richmond).

 

Como outras ferrovias enfrentando a concorrência de novas rodovias interestaduais e a rede de aviação – largamente planejada e construída com fundos federais – que atraía os passageiros para as estradas e os céus, o SP e Santa Fe decidiram entregar suas operações de passageiros diminuídas para a Amtrak . A empresa havia sido criada por um ato do Congresso em 1970 para assumir a maior parte do serviço ferroviário de passageiros do país.

O Secretário de Transportes dos EUA esboçou um sistema nacional básico para a Amtrak com endpoints de rota definidos – mas a Amtrak foi deixada para decidir as rotas exatas . Considerou fatores como centros populacionais atendidos, condição da infraestrutura e custos operacionais. 1 Na Califórnia, a Amtrak decidiu encaminhar todos os serviços entre Los Angeles e a área da Baía de São Francisco, ao longo da Linha Costeira do SP, via Santa Bárbara . A Amtrak observou em 1971 que essa rota “atende mais população do que a alternativa do vale de [San Joaquin] por Fresno… é duas horas mais rápida [e] mais cênica… e o número de passageiros é quase duas vezes maior do que a rota do vale” 2

Quase assim que os últimos trens de passageiros de Santa Fé e SP passaram pelo Vale de São Joaquim, no início do serviço da Amtrak, em 1º de maio, moradores e líderes cívicos começaram a advogar pela inclusão na rede nacional da Amtrak . Seus esforços plurianuais nos níveis estadual e federal foram recompensados ​​quando o Departamento de Transporte dos EUA alocou fundos no orçamento de 1973-74 para uma viagem de ida-e-volta diária (San Francisco) -Oakland-Bakersfield (Los Angeles). 3

Esta e outras adições ao sistema Amtrak vieram em um momento em que a empresa estava experimentando um número recorde de passageiros . O Embargo de Petróleo da OPEP de 1973-1974, que causou a escassez de gasolina, encorajou os americanos a experimentar o trem.

O apropriadamente chamado San Joaquin começou o serviço de receita em 6 de março de 1974 ; um dia antes, o trem inaugural especial deixou a área da Baía de São Francisco “com mais de 100 funcionários estaduais e locais e a mídia a bordo”, observou um comunicado de imprensa da Amtrak . 4 cerimônias especiais foram programadas em paradas ao longo da rota de 312 milhas para Bakersfield.

 

Multidões cumprimentam a inaugural San Joaquin em Riverbank, Califórnia, 1974

Multidões aguardam a primeira corrida de receita do San Joaquin em Riverbank, Califórnia, em 6 de março de 1974. Esta estação foi substituída em 1999 por uma nova instalação em Modesto .

A Amtrak escolheu a rota de Santa Fé através do vale , mudando para o SP em Port Chicago, na Baía de Suisun, para acessar Oakland. Ônibus dedicados transportavam clientes para São Francisco e Los Angeles, e os clientes também podiam se conectar ao Coast Starlight (Los Angeles-Seattle) em Oakland.

Como a maioria dos primeiros serviços da Amtrak, o San Joaquin usava uma variedade de equipamentos que a empresa comprava ou alugava das ferrovias predecessoras. Os trens geralmente tinham de três a cinco carros , incluindo um vagão-contador e vagões. 5 Em 1976, o serviço recebeu novos carros da Amfleet de nível único , que a Amtrak começou a implantar em todo o sistema um ano antes.

Em resposta ao Amtrak Improvement Act de 1978 , o DOT dos EUA examinou todas as rotas de custos, número de passageiros, potencial turístico, alternativas de transporte e outros fatores, para determinar quais deveriam permanecer em um sistema nacional reduzido. O San Joaquin , que em 1978-79 transportou cerca de 88.000 clientes, foi identificado para eliminação. 6

Um trem de São Joaquim, na direção norte, contorna a costa da baía de San Pablo no início dos anos 80. Liderada pela locomotiva F40PH nº 313, a composição inclui um vagão Amfleet e um vagão de café.

Com a preservação do serviço em mente, o estado da Califórnia estabeleceu uma parceria com a Amtrak para fornecer financiamento para ajudar a cobrir os custos operacionais. Esse arranjo foi permitido sob a seção 403 (b) do ato que criou a Amtrak. Isso também significava que o estado começou a assumir um papel ativo na administração do serviço.

California soon requested another roundtrip to give customers greater choice and flexibility. The second train was added to the schedule in February 1980, and within a year, ridership increased 41 percent.7 The state also focused on creating and funding dedicated bus connections (with guaranteed seating) that extended the reach of the San Joaquins and provided a seamless travel experience for customers.

Estrela de Prata com E-60

Desde a criação da parceria Amtrak-California, o número de viagens diárias de San Joaquins aumentou para sete, e as estações servidas aumentaram de oito para 18. No ano fiscal de 2017, os San Joaquins constituíram o sexto corredor Amtrak mais movimentado do país , acomodando mais de 1,1 milhão de viagens de clientes.

Cinco viagens de ida e volta operam entre Oakland e Bakersfield e duas entre Sacramento e Bakersfield. Este último começou em fevereiro de 1999, quando uma nova ida e volta forneceu a primeira ligação ferroviária direta do Vale de São Joaquim à capital do estado desde 1971 . “Depois de um período de 28 anos, acreditamos que os passageiros estão mais do que prontos para estacionar seus carros e pegar o trem”, disse José Medina, então diretor do Departamento de Transporte da Califórnia. 8

Em vez de continuar a oeste em Stockton, o trem seguiu para o norte, para Sacramento. A configuração da pista pelo centro de Stockton fez com que os trens de Sacramento não pudessem parar na (antiga Santa Fé) estação San Joaquin St. e, em vez disso, usar a (antiga SP) Estação Cabral, localizada a nordeste.

Desde meados dos anos 90, os San Joaquins empregaram principalmente “carros californianos” estatais de dois níveis, inspirados nos Superliners anteriores, que usam um esquema de pintura azul, dourado e laranja, e têm dois conjuntos de portas automáticas para acelerar o embarque e Os clientes desfrutam de assentos de ônibus espaçosos e um vagão de café que transporta sanduíches, saladas, lanches e uma variedade de bebidas.

San Joaquin em Pinole, Califórnia

Com San Pablo Bay novamente como pano de fundo, um trem San Joaquin com carros da Califórnia passa por Pinole, na Califórnia.

Hoje, o serviço de San Joaquins é financiado principalmente por meio de recursos disponibilizados pela Autoridade Conjunta San Joaquin Powers (SJJPA) através do Departamento de Transporte da Califórnia. Em 2015, a SJJPA, composta por 10 agências governamentais regionais, assumiu a administração e gestão dos San Joaquins , que a Amtrak continua a operar.

O SJJPA dá aos residentes do Vale de San Joaquin e treina os pilotos com maior voz nas decisões que afetam o serviço ferroviário – remetendo ao amplo apoio popular que ajudou a lançar os San Joaquins há mais de quatro décadas.

 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *